abril 27, 2008

síndrome do impalpável

segundo o "pai dos n00bs" (ou simplesmente google), o bovarismo é a insatisfação romanesca com os fatos presentes na realidade, tornando o sujeito incapaz de criar uma posição crítica em relação à ficção. O termo psicanalítico está diretamente ligado ao romance de Gustav Flaubert, "madame bovary", onde a heroína (ou seria anti-heroína?) entrega-se aos sonhos de nobreza e luxúria típicos da burguesia do século XVIII.

Daí você pára e pensa: Será que eu tenho esse troço?

Eu costumo dizer que só acredito nas coisas palpáveis e portanto Deus, o céu, o inferno, o vestibular, o Acre, pessoas que não gostam de sorvete, Michael Jackson, as ilhas Macau, entre outras coisas, são criações livres da mente humana.
Só que esse meu discurso é praticamente ridículo e meus sonhos de ser um rockstar, ser melhor que o Pelayo, falar várias línguas e morar em todos os continentes do mundo me soam completamente palpáveis e me estimulam.
Não tenho idéia de como a Madame Bovary encerra seu romance e confesso que tenho medo de descobrir. Por outro lado, talvez seja melhor pedir uns conselhos ao Gustav antes que seja tarde demais.

Um comentário:

Isabella Mahin disse...

sonhos nunca são demais.
acho que um dos problemas das pessoas "estagnadas" é a falta de sonhos.
e essas coisas ai. o vestibular, O ACRE, MJ e pessoas que não gostam de sorvete foram fantásticas!
e tem mais, eu não entendi muito bem essa coisa ai de bovarismo mas no final das contas, todo mundo tem né?
sei la, não sendo doença nem sociopatia, pra mim ta tudo bom.

OBS.: Gostei de você ter voltado a postar. Continue assim.