dezembro 13, 2008

não fique aí enterrada, vem para a rua

Meio-dia, cozinha e almoço, papai, mamãe e eu. A tevê ligada no jornal nacional (ou coisa que o valha) falava-nos do estudante morto por um policial na Itália. Dizia que há seis dias os estudantes italianos protestavam nas ruas incansavelmente contra seu governo e como este estava preparando mal os policiais, mesmo depois do assassino ter sido julgado e condenado. Contava também que o protesto gerava um prejuízo de mais de 600 mil reais às ruas italianas.
Eu prestei toda minha atenção à matéria e fiquei até encantado. A gente sempre se encanta com empenhos estudantis. Enquanto isso, mamãe terminava de comer e ia pra sala, onde assistia a cabo. Quando a encontrei, minutos mais tarde, estava aos prantos enquanto Datena (ou coisa que o valha) reportava a dor de um pai cujo filho também tinha sido assassinado por um policial. Só que este fora absorvido. Em seguida, a mesma reportagem sitou o torcedor de futebol que teve coma profundo devido a irresponsabilidade de mais um policial (brasileiro) e morrera naquela manhã.
É revoltante ver como procedem as coisas aqui nesse país. O exemplo da Itália é prova de que tais ações erronias para com a sociedade, dependem também da sociedade para concertarem-se e eu, como sociedade, me sinto instigado, provocado e, lamentavelmente, impotente.
É certo que não sou o maior exemplo de engajamento político mas também é certo que a ação social vai muito além do conceito de política que se tem hoje em dia. De revolta, não tenho vontade de causar o prejuízo de milhões de reais ao meu Estado, mas tenho vontade de ferir-lhe o ego ou acordar o povo para o fim do mal-caratismo, acordar para a ética.
Soam engraçadas minhas palavras de tão românticas. Como eu falei antes, me sinto impotente mas tô indo atrás daquilo que posso fazer. Se deixo meu lamento aqui, ao público, já é um grande passo. Que venha o próximo.

3 comentários:

Isabella Mahin disse...

engraçado.
acabei de postar um texto político e nem tinha visto o seu.

ação social são palavras de ouro que devem ser tatuadas em todos os lugares, de preferência bem visíveis.

não é preciso mais nada além disso pra mudar qualquer, repito - QUALQUER - coisa que tenha por aí.

Bruna monteiro disse...

e que venha o próximo passo.

Tulle n jazz disse...

é tão bom ler isso no seu blog, é muito surpreendente. não que você não tenha essa tal sensibilidade mas aquele engajamento como você mesmo falou.

é, você citou três casos e a gente vive tantos por dia, por hora, aqui mesmo no recife, tudo por causa da despreparação do nosso estado né?! e eu ainda acredito que vá melhorar, mas a gente tem um grande problema nos movimentos sociais de juventude ou não, a midia não ajuda, a mídia passa uma imagem BEM distorcida, quando passa alguma coisa porque se depender desses meios atuais de comunicação social as pessoas nãos abem nem o que é movimento social ou ação social.

adorei o post, :D
um beijo